MYRTACEAE

Psidium sartorianum (O.Berg) Nied.

LC

EOO:

6.401.986,131 Km2

AOO:

316,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Psidium sartorianum ocorre nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Acre e Rondônia (Sobral et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

O cambuí ou araçá é uma espécie que ocorre em todo o território nacional e possui uma alta densidade absoluta em alguns locais. É encontrada em diversas unidades de conservação e ocorre em áreas cujo desmatamento não é muito elevado. Dessa maneira, a espécie é considerada como menos preocupante quanto ao risco de extinção (LC). Entretanto, apesar de seus frutos serem apreciados para consumo humano, não há indicativo que haja coleta predatória dos frutos.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Vale et al. (2009) encontraram 22 indivíduos da espécie em um hectare de Floresta Estacional Semidecidual em Araguari, no Estado de Minas Gerais. Gusson et al. (2009) encontraram seis indivíduo da espécie em um hectare de Floresta Estacional Semidecidual em Ipiaçu, no Estado de Minas Gerais.

Ecologia:

Biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual (Sobral et al., 2009), Floresta Estacional Decidual (Nascimento et al., 2004), Cerrado sensu stricto (Campos et al., 2008).
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 2 Savanna

Ações de conservação (1):

Ação Situação
4.4.2 Establishment
A espécie ocorre em Unidades de Conservação (SNUC), como na Estação Ecológica dos Caetetus (SP; Gorenstein, 2009) e no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (GO; Campos et al. 2008).